Mato Grosso
Sesc-MT realiza evento gratuito com debates e palestras sobre audiovisual, de 18 a 21 de outubro
Compartilhe:
Voltado ao público jovem, o ‘Fórum Regional LabMais’ aborda a presença feminina no mercado de trabalho e a produção de podcasts
Com o intuito de impulsionar a produção audiovisual entre os jovens e propagar o ensino de forma gratuita, o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) promove o Fórum Regional LabMais entre os dias 18 e 21 de outubro, na unidade Sesc Arsenal. O evento voltado para o público jovem traz a temática do audiovisual e a presença da mulher neste mercado, em debates e palestra, além da oficina dedicada à produção de podcasts. O Fórum é gratuito e as inscrições podem ser feitas de forma on-line.
O projeto tem o protagonismo dos alunos que frequentam o Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes (LabMais), que desenvolveram a agenda do evento. Com a presença de profissionais renomados da área como karine Queiroz, Heryck Gaby, Fred Fagundes, Roberto Strada, Caroline Araújo, Alicce Oliveira, Patty Wolf, Caju, João Regis e Ana Carolina Melo, os debates envolvem as temáticas sobre ‘Arte, mídia e Tecnologia: o passado, o presente e futuro das artes’ e ‘Mulheres na mídia e no audiovisual nos dias atuais’.
Os participantes poderão presenciar uma experiência sensorial na palestra ‘Ouvindo Cinema: Uma Viagem sobre as Ondas Sonoras da Sétima Arte’, entendendo a importância e o poder das trilhas sonoras na construção de histórias que atravessam gerações. Já o passo a passo para criar, gravar e disponibilizar um podcast, será ministrado em três dias de oficina.
O diretor Regional do Sesc-MT, Allan Serotini avalia a importância da ação, por aproximar a juventude das ações do Sesc, além de propagar o ensino. “A educação é um dos pilares do Sesc e é importante dar meios para que todos possam ter acesso. É um trabalho desenvolvido aqui, que abre portas para que a juventude de hoje possa compor o mercado de trabalho no futuro”, enfatiza.
O LabMais
A coordenadora de Cultura do Sesc-MT, Francieli Martins, explica que o projeto ‘LabMais’ existe em Mato Grosso desde 2022. Comenta que se trata de uma ação continuada, pois recebe, uma vez na semana, jovens de 14 e 19 anos para aulas teóricas de audiovisual e para o desenvolvimento e experimentações em audiovisual, onde têm a oportunidade de colocar em prática, todos os conteúdos assimilados.
O projeto tem o objetivo de oportunizar um espaço de troca de informações e discussões. Os jovens são incentivados a realizarem produções escritas, que dialoguem com a cultura digital, além de proporcionar um espaço de escuta onde as produções audiovisuais dos envolvidos na ação possam ser acessadas, ouvidas, assistidas e comentadas.
“O LabMais é uma plataforma educativa e experimental com foco no trabalho colaborativo com as juventudes. Nós utilizamos as novas tecnologias da comunicação e da informação para criar conteúdos audiovisuais diversos, com o objetivo de inserir a cultura midiático-digital. O Fórum que acontece em outubro é um evento promovido por este projeto”, destaca.
Para que os alunos possam acessar os conteúdos, o Sesc-MT proporciona transporte e alimentação no dia em que as atividades acontecem. Francieli diz que o mesmo será feito durante o Fórum. “Se trata de um evento que tem autonomia, pois os alunos são os protagonistas aqui, tanto que eles fizeram parte do desenvolvimento da programação. É o resultado do aprendizado adquirido durante o laboratório aplicado na prática, e com abertura para a participação da sociedade em geral”, enfatiza.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
18, 19 e 20/10 – das 14h às 17h
Oficina ‘Produção de Podcast’ – Fred Fagundes (+12 anos) – Serão trabalhadas noções de montagem de cronograma; composição de formatos; elaboração de roteiro para podcast; captação e edição de áudio; e divulgação de podcasts.
19/10 – Das 18h às 19h30
Debate ‘Arte, mídia e Tecnologia: o passado, o presente e futuro das artes’ – Com Alicce Oliveira, Patty Wolf, Heryck Gaby, Caju e João Regis – O debate convidará cinco artistas, das diferentes linguagens (literatura, artes visuais, música e audiovisual e dança) para contarem suas experiências de vida, forma de trabalho, meios de produção e incentivo a novos artistas.
20/10 – Das 19h às 21h
Palestra – Ouvindo Cinema: Uma viagem sobre as ondas sonoras da sétima arte – Com Roberto Strada – Palestra que promete trazer à tona a nostalgia e a paixão pelo cinema. Os participantes serão transportados para momentos memoráveis, onde música e imagem se fundem, criando uma experiência única e inesquecível. Além disso, todos compartilharão uma experiência sensorial que nos leve a compreender a importância e o poder das trilhas sonoras na construção de histórias que atravessam gerações.
21/10 – Das 18h às 20h
Debate ‘Audiovisual – Mulheres na mídia e no audiovisual nos dias atuais’ – Com Ana Carolina Melo, Caroline Araújo, karine Queiroz – A luta por espaço está em pauta, mas isso não é novidade. Embora muitos dos paradigmas iniciais tenham sido quebrados, nos dias de hoje, o debate sobre a participação feminina no mercado continua ativo. Cinco mulheres que trabalham com mídia, audiovisual e literatura, discorrem sobre o impacto da representação feminina no universo digital, a divisão sexual do trabalho, as representações da mulher e estereótipos, além de políticas públicas e atuação da sociedade civil.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
SERVIÇO
‘Fórum Regional LabMais’
Quando: 18, 19, 20 e 21 de outubro
Onde: Sesc Arsenal (Rua 13 de Junho, 1435 – Centro Sul, Cuiabá – MT)
Entrada Gratuita
Inscrições:
Debate ‘Audiovisual – Arte, mídia e Tecnologia: o passado, o presente e futuro das artes’
Debate ‘Audiovisual – Mulheres na mídia e no audiovisual nos dias atuais’
Palestra – Audiovisual – Ouvindo Cinema: Uma Viagem sobre as Ondas Sonoras da Sétima Arte
Assessoria